segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Diante de tantas possibilidades de ser eu gostaria de poder dizer de qual etnia indígena eu pertenço

 Fotografada por Curt Nimuendajú

Chefe Munduruku em Santarém - desenho de Hercules Florence
(segundo desenhista da expedição organizada por Gregory Iranavich Langsdorf - Partindo do Rio de Janeiro, para São Paulo chegando à Amazônia, por via fluvial).

As práticas de descimentos indígenas realizadas no período colonial, disputas de mão de obra indígena, missões e no decorrer de todo processo histórico as generalizações, introdução dos indígenas na sociedade nacional ocasionaram o apagamento da identidade indígena...  Minha família fez parte desse processo... A história indígena foi apagada... Os vestígios que restaram são poucos e me levam até os Mura por ascendência paterna e aos Munduruku por ascendência materna... Mas essa referência precisa de mais elementos para sustentar um reconhecimento de outrem.... Mas como toda identidade é uma construção eu vou construindo a minha e criando significações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário