domingo, 27 de maio de 2012

Projeto de ser


Fui forjada a ferro e fogo... Não cedo mais um milimentro... Minha busca é por reconstruir tudo o que foi destruído em mim... Mesmo que meu projeto de ser esteja sempre entre esse mundo onde eu nasci já sem história, já sem língua, com eus antenpassados sem relação com seus antepassados e o mundo que eu quero recuperar do qual restou fragmentos já de forma modificada!!!!! Lutar pra quem sente na carne o que é perder seu mundo é fundamental para a condição da existência. O primeiro passo: não aceito mais a identificação parda... Parda é ser merda nenhuma! Assumi minha identificação Indígena no IBGE, como posicionamento político, mesmo que a única coisa que tenho pra reafimar minha etnicidade seja minha própria construção de sentido baseada no que vejo em mim e nos fragmentos da história indígena na Amazônia!!!! Se todos que são resultados dessa política aplicada pelo ESTADO de forma sistemática para o apagamento da identidade indígena e afro no Brasil, se assumisem enquanto tais, seria possível visualializar o efeito da mesma e construir novas políticas por nós mesmos. Não aos mascaramentos do embraquecimento, pelas definições de parda. morena clara, entre outras. Embora a teoria da missexenação tenha conseguido gerar um produto, e hoje não possamos negar o elemento branco em nossa constituição, mas não podemos manter sua predominancia e imposição cultural... Eles nunca foram superiores, apenas se imporam como tais, com suas armas, com seus cavalos, com suas justificativas soberanas de guerra justa contra os que não aceitavam a pacificação, os quais foram alvo de tamanha violência e aniquilamento!!!  É importante que isso seja reavivado o tempo todo em nossas memórias para nos impussionarmos para nossas lutas contra esses projetos desenvolmentistas que retomam pensamentos e politicas arcaícas do colonialismo.

2 comentários:

  1. também assumi minha identidade: devir: nada vindo de lugar nenhum... por isso me compactuo com sua luta de invenção de mundos.

    fiat lux!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz por vc compartilhar desse projeto de ser!
      Abraços!!!

      Excluir