segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Puxirum para São Pedro em Nazaré

PUXIRUM é uma palavra nhengatu, língua falada no Brasil colonial resultante da mistura entre o tupi, o português e o espanhol. É um termo usado na cultura indígena da Amazônia Ocidental com referência à pratica cultural de reunir pessoas para planejar e realizar ações, ou seja,trabalho em conjunto. Essa prática é realizada ainda nos dias atuais não só pelos indígenas, mas também pelas diversas comunidades constituídas às margens dos rios da amazônia. Mesmo que a formação dessas comunidades sejam resultantes de um processo de introdução do indígena na sociedade nacional e de políticas de ocupação de espaço pelo ESTADO, a cultura indígena permanece em suas práticas, bem como, a cultura afro e várias outras culturas que se fundiram na Amazônia. Na comunidade de Nazaré, no baixo madeira, podemos perceber no dia-a-dia esse universo cultural que o grupo minhas raízes traduz em música que se alia as manifestações religiosas e culturais que acontecem no festejo de São Pedro que dura nove noites no mês de julho. Nove noite de novenas e duas noites de apresentações culturais em que a história, a invetividade, poeticidade, as tradições, as performances e ritmos próprios, reavivam-se, por meio, das músicas do grupo minhas raízes e as da velha guarda, a dança do seringador, a toada do boi curumim, a dança do banzeiro, derrubada do mastro, dentre outras, apresentações que representam a riqueza e a diversidade cultural da Amazônia. 



Estamos convidando @s parentes para participarem do puxirum para São Pedro em Nazaré com a doação de prêmios a serem leiloados nos meses de preparação do festejo, para que o figurino, as indumentárias e toda a produção dessa importante festividade seja garantida com toda a qualidade necessária e merecida. Vamos participar parentanda.
Contatos para maiores informações:
Timaia: 32375050, Márcia: 32277884 ou 99151915, Iremar: 99814505.


Grupo minhas raízes
Boi Curumim





cunhã poranga















A dança do seringador - A moça índia laça o moço boi.








Carimbó
Dança do Banzeiro

As cunhãs porangas

    
pessoas da comunidade e de diferentes lugares prestigiando o festejo de São Padro em 2011.

4 comentários:

  1. Ficou legal o texto e gostei das fotos ficou bem colocadas. Márcia

    ResponderExcluir
  2. Marcia. ficou ótimo as fotos, o histórico! Enfim tudo de bom e de melhor que Nazaré tem para mostrar da sua diversidade cultural! Obrigado prima, por nos ajudar neste movimento que significa tanto para todos os artistas populares de nossa comunidade. Um abração do TIM!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Márica, é o Antônio, aluno do Navarro (USP). Quando você vem pra São Paulo? Preciso falr com você sobre a fundação da ALIARNE, um grupo de estudos que está se preparando para se apresentar em julho lá em São Gabriel. Abraços!

    ResponderExcluir