segunda-feira, 31 de outubro de 2011

No Uruapiara tem mais lagos, tem mais peixes, tem mais árvores...


 um pouco do que vivenciei em campo...

parada em Humaitá na casa da minha tia...
 No barco indo para o Uruapiara... redes de relações de parentesco se encontrando...
 Passando em frente a casa do primo da minha mãe que fica na localidade chamada Castanhal que faz parte do Uruapiara...


o lago do Uruapiara

 peixe assado, peixe cozido.... com farinha.

 o peixe de cada dia...
 A mesa das refeições... um dos espaços das histórias... Seu Joaquim o contador de Histórias.
 Mamãe encantada com as piabas...

D. Maria e o seu paneiro

 por do sol...
 pescaria das mulheres... 
 passeando na comunidade chamada floresta que fica no rio Ipixuna.
 O lanche do puxirum... trabalho coletivo... palavra tupi Kawahib (tinha biscoito tradicional)
Puxirum

 fazendo coloral
depois da pescaria
registrando a ladainha para São Miguel
 trabalho familiar na roça.
minha mãe Nilse, minha prima Janice, prima da mamãe, d. Judite, irmã da mamãe, tia Cila.

Segundo os mais velhos do lugar existe um Uruá (caracol) maceta no lago que ninguém o mata para o lago não ficar seco.   Dai também se origina o nome do lugar: Uruá - caracol, Piara - lugar: lugar do caracol.
ver minha dissertação na segunda parte: O lembrado onde falo sobre isso:  

O ESPAÇO LEMBRADO: EXPERIÊNCIAS DE VIDA EM SERINGAIS ...

www.ppgsca.ufam.edu.br/dissertacao/.../14-o-espaco-lembrado-exper...




Nenhum comentário:

Postar um comentário