terça-feira, 5 de julho de 2011

Fumaça... Fumaça.... Fumaça....

Todo ano é assim, nessa época na Amazônia, fumaça, fumaça, fumaça... Vivi essa fase em Manaus em 2009 e a na madrugada olhava pela janela e via o ceu escuro de tanta fumaça, a imagem era de fim de mundo... Chega me dava medo.... Aqui em Porto Velho não é diferente quando não estou fora sofro muito nessa época, fico indignada porque tem campanha nos meios de comunicação para evitar queimadas acidentais, e para não fazer queimadas ilegais, mas não adianta todo ano é a mesma coisa. O imaginário do queimar é muito forte. As pessoas juntam umas folhinhas secas em seus quintais e tocam fogo, juntam um lixo em frente das casas e queimam, tudo... qualquer coisa queimam, fora as queimadas grandes as propositais  e as acidentais, chego a ficar desesperada quando vou esse período para a área ruaral você segue na estrada e dos lados tudo em chamas ou tudo cinza... É uma imagem muito triste. Esse ano já começou a temporada da Fumaça.... Agora mesmo estava eu aqui na frente do computador do lado da janela na sala da minha casa e tive que simplesmente fechar a janela porque a fumaça está muito forte, eu  senti o cheiro da fumaça, meu olho começou a arder e comecei a tossir... Que inferno!... Estão acabando com tudo mesmo!....

Nenhum comentário:

Postar um comentário