A campanha de apoio aos Mura na Amazônia nasceu da necessidade de fazer algo para contribuir com as diferentes frentes de resistência Mura que estão se dando por conta da iniciativa própria de proteger seus territórios, suas famílias, suas aldeias em diferentes contextos: Território demarcado, não demarcado, no interior da floresta, nas margens dos rios e nas cidades no Estado de Rondônia e Amazonas.
Diante da ausência de uma politica especifica do governo federal para o combate ao Coronavírus entre os Povos indígenas cada frente de resistência Mura está fazendo o que pode.
A demanda é imensa, só em Autazes, segundo informações lideranças Mura foi registrado no ultimo levantamento feito pela SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena) 10 Mil pessoas do Povo Mura.
Em Borba segundo a liderança Zenilton Mura há três mil Mura.
Com a ajuda de aliados conseguimos cartografar de maneira geral os espaços onde se encontram os Mura:
O primeiro repasse foi feito para duas frentes em Autazes lideradas pelo Tuxaua Kleber Mura da aldeia Terra Preta que está coordenando uma barreira numa estrada que dá acesso a sua aldeia e o Tuxaua Fábio Mura da aldeia São Félix que está coordenando a barreira na rodovia passa dentro do território Mura e liga Manaus a Autazes. Essas ações são necessárias ´para impedir a entrada de pessoas vindas da cidade e para diminuir o fluxo de carros na rodovia. Eles formam grupos de guerreiros que se revessam pela manhã, tarde, noite e de madrugada. Estão fazendo muito esforço e se desgastando muito, alguns estão ficando doentes, O tuxaua Fábio Mura esteve doente e já se recuperou e o Tuxaua Kleber se encontra doente.
O repasse no valor de 1,120,00 foi dividido em partes iguais entre as duas frentes de resistência na manutenção das barreiras.
Tuxaua Kleber com sua equipe de guerreiros tomando café com alimentos adquiridos com o recurso da doação.
Máscaras adquiridas com o recurso da doação.
Guerreiros usando as máscaras. Segundo o Tuxaua Kleber eles estavam sem máscaras para atuarem na barreira de proteção da Terra Indígena Miguel\Josefa.
Itens adquiridos com o recurso da doação: açúcar,café, macarrão, sal. Além desses itens guardou uma parte do recurso para comprar a cada dia peixe ou frango. |
Compra de álcool em gel para higienizarem as mãos e de combustível para se deslocarem da aldeia para a barreira.
Compras feitas pelo Tuxaua Fábio Mura |
Tuxaua Fabio com os itens adquiridos pela doação: álcool em gel, frango, macarrão, arroz e combustível. |
Em Porto Velho houve a demanda urgente de adquirir dois quites de EPIs para duas pessoas de família Mura que trabalham no Posto de saúde do distrito de Candeias do Jamari, devido a prefeitura não está repassando EPIs aos funcionários. O fato de irem todos os dias trabalhar sem a devida proteção estava deixando os mesmos e suas famílias inseguros. Dessa maneira, realizamos a compra de dois quites de EPIs com duas máscaras próprias e a proteção para a roupa, os quais totalizaram no valor de 300,00 reais.
r
Para a frente de resistência Mura em Borba foi repassado 1.000,00 reais que segundo a liderança Zenilton Mura foram adquiridos com esse recurso de doação 24 álcool em gel e 266 máscaras que foram entregues para as famílias Mura.
Como disse Zenilton "Com pouco tem sido feito muito". Kuekatu reté a todas e todos que fizeram essas doações. Que Namatuiky possa proteger a todos nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário