A cidade de Manaus, capital do do estado do Amazonas, território ancestral dos Manauaras e hoje muitos outros Povos Indígenas de diferentes etnias também vivem lá construindo territorialidades e constituindo aldeias na cidade, havendo ainda, outros que vão para cidade de forma individualizada ou com suas famílias que vão viver em grande parte nas periferias da cidade.
Dentre as aldeias na cidade há a chamada de "Parque das Tribos" uma das maiores aldeias em contexto urbano. Nela há famílias de diferentes etnias que vivem numa organização politica de aldeia. Onde infelizmente o atual cacique Messias Moreira Kokama, veio a óbito no dia 13 deste mês de Abril, ele foi vítima do Coronavírus. Notícia que a parenta Mura me passou com pesar no dia que entrei em contato com ela para avisar que o recurso da doação já havia sido depositado.
Venho acompanhando a situação de colapso causado pela pandemia do Coronavírus com os grandes números de contágios e óbitos, superlotações de hospitais, falta de leitos e todas as estruturas. Nesse contexto, as subnotificações de contagio e óbitos entre indígenas que vivem na cidade. Foi quando as lideranças indígenas passaram a questionar e a fazer as denuncias e definindo essa prática como a continuidade da politica de genocídio e apagamento indígena ao não fazer o registro de suas etnias ao darem entrada nas unidades de saúde e quando vem a óbito, não são registrados pelos órgãos oficiais como. Um desses casos foi o primeiro dos nossos que chegou ao conhecimento de nós Mura dos diferentes espaços do Amazonas e Rondônia, seu Oziel Almeida de 55 anos de origem do território Mura de Itaquatiara e o segundo caso foi o do senhor Francisco Delmo de 61 anos, mas não era de Manaus, era da aldeia Trincheira em Autazes e morava na aldeia Pantaleão dentro da cidade de Autazes - AM.
Fiz contato com a parenta Sara Mura que vive na cidade Manaus e ela me passou o contato de uma parenta Mura que vive no "Parque das Tribos" a qual foi o ponto de articulação para repassar o recurso de 2.60,00 reais para atender 25 famílias Mura que se encontravam na aldeia. Segundo essa parenta vive no "Parque das Tribos" 700 famílias indígenas de diferentes etnias. Infelizmente não tivemos como atender todas as famílias.
Após o repasse do recurso a parenta Maíra Bello Mura fez as compras e entregou para as famílias de forma muito organizada conforme é possível ver nas fotos.
Maíra Bello Mura enviou uma mensagem agradecendo e repassando o agradecimentos das 25 famílias Mura atendidas. Segundo ela, ficaram muito felizes, pois alguns estavam sem nada. Eu também deixo aqui nosso Kuekatu reté, (muito obrigada) para quem contribuiu com suas doações. Que Namatuiky (o grande criador) possa fortalecer a todas e todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário